Projeto Hidrossanitário
O projeto hidrossanitário é responsável pelo dimensionamento das tubulações do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de instalações de águas pluviais.
O projeto hidrossanitário é fundamental, pois possibilita localizar em quais locais passam as tubulações, onde está o reservatório d’água, registros de manutenção e de que maneira cada um destes elementos se relaciona com cada sistema ou ponto hidráulico, como bacias sanitárias, pias e chuveiros. Tendo estes elementos dimensionados evita problemas futuros, como alagamento de pátios, entupimentos frequentes de vasos sanitários ou mesmo pressão insuficiente para a instalação do chuveiro.
Consiste em fazer com que você receba água tratada, quente e fria, em seu imóvel, além de calcular os locais e os tamanhos das tubulações para envio de dejetos para a rede pública, além de dimensionar também o escoamento da água da chuva.
Projeto Elétrico
Um projeto elétrico é formado pelo conjunto de cálculos e representações gráficas que demonstram, em detalhes, cada um dos pontos de energia que serão instalados em todos os ambientes de uma residência.
O projeto elétrico garante a qualidade e a segurança elétrica da residência, além de evitar custos desnecessários com fiações e equipamentos sobredimensionados por falta de conhecimento técnico.
Planejamos cada detalhe de utilização da energia elétrica, circuitos, seção dos condutores, dimensionamento de carga, trajetos, saídas para iluminação e tomadas, etc. Todos são dimensionados com cuidado para que se consiga o funcionamento pleno da edificação com segurança, confiabilidade e eficiência.
Compatibilização de Projetos
Consiste em sobrepor projetos: elétricos, hidráulicos, arquitetônicos, estruturais, etc. Diminuindo os riscos do cliente enfrentar problemas na obra, como interferências entre vigas e tubulações de esgoto, tomadas previstas dentro de pilares, forro insuficiente para a inclinação dos tubos, entre diversos outros.
Uma das principais vantagens da aplicação da compatibilização de projetos é a redução de custos, de forma direta e indireta. Com erros e problemas sendo identificados em fase de projeto, o custo da sua resolução é extremamente inferior do que durante a fase de execução. Além disso, com menos imprevistos a obra pode ser finalizada no tempo correto e sem estourar o orçamento delimitado de forma prévia.
A compatibilização de projetos é feita durante a fase de elaboração do imóvel através de softwares específicos, como o Revit e o Navisworks, por exemplo, em que é realizada uma sobreposição de modelos de cada disciplina envolvida na edificação.